Giovanna Caleiro
2 min readNov 11, 2020

Olha,

eu vou me apaixonar por você.

Eu sei o quão assustador isso pode ser e eu sei que talvez seu primeiro impulso seja fugir, mas eu estou te contando justamente pra te pedir pra não fugir. Porque me apaixonar por você tem muito mais a ver comigo do que contigo, entende? É uma coisa minha. Eu já via isso acontecer lá de longe, quando vi você parado me esperando ou quando você segurou a minha mão tão despretensiosamente. Eu soube, porque eu sempre sei. Eu consigo saber de primeira quando vou me apaixonar por alguém porque isso tem muito menos a ver com a pessoa em si e muito mais a ver com o sentimento, com esse meu vício nas substâncias químicas que uma nova paixão libera e nas coisas que eu crio na minha cabeça e não espero que aconteçam um dia na vida real. Eu sempre sei e eu soube.

Então, eu não espero nada. Eu sei da quantidade de coisas que ainda podem acontecer, as pessoas mudam, os sentimentos mudam, as situações mudam. Mas daqui eu já vejo o abismo e sinto o frio na barriga e é bom. Eu não vejo o chão, mas eu sei que ele existe e tudo bem. Você pode ir embora se quiser, e eu vou me apaixonar por você. Você pode não se apaixonar por mim de volta, e eu vou me apaixonar por você. Você pode ser outra pessoa, e eu vou me apaixonar por você. Porque agora você é muito mais uma ideia. Você é um lugar onde eu construo tudo isso e que pode nem existir de verdade, porque a graça está justamente na construção.

Eu vou me apaixonar por você e eu prometo não te forçar a caber em nenhuma forma que eu inventar. As coisas que eu quero são muito pequenas. Acho que o que eu quero de verdade é que você seja tão brutalmente honesto comigo quanto eu estou sendo com você agora. Eu não quero que você sinta culpa ou se force pra ocupar um papel que não faz sentido pra você, eu só quero que você fique se quiser ficar e espere. Porque é isso que eu faço: me apaixono. Depois passa, fica tudo bem, ou a pessoa acaba ficando e a paixão vira outras coisas, tantas.

Eu só achei que você deveria saber.

Giovanna Caleiro

Dedicated to everyone who wonders if I’m writing about them. I am.